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Método Padovan e Integração Sensorial

Neste artigo iremos explicar a relação que existe entre o Método Padovan (MP) e Integração Sensorial (IS).

O que é o Método Padovan?

Ora, o Método Padovan®, é uma terapia que se baseia na neuroplasticidade, pois promove uma sequência de exercícios que reproduzem neurodesenvolvimento humano. Assim, o homem torna-se apto a pôr-se de pé, andar e desenvolver as suas competências de linguagem e pensamento.

Método Padovan e Integração Sensorial – Qual a relação?

Por sua vez, os exercícios do MP estimulam a IS através da estimulação dos diferentes sentidos (visuais, motoras, táteis e auditivas) na realização dos mesmos.

A neuroplasticidade é a capacidade que o sistema nervoso apresenta de agrupar e organizar os circuitos neurais para manter o desempenho excelente e efetivo das funções sensoriomotoras. A partir desta capacidade, a IS organiza as informações aferentes e compara-as com a experiência cerebral pré-existente. Isto garante as respostas adequadas perante o estímulo do meio ambiente.

Os primeiros exercícios do Método Padovan são exercícios motores, que estimulam movimento ao nível do membro superior, inferior, cabeça e as cadeias musculares. Estes movimentos como, por exemplo, o rolar, o rastejar, o gatinhar, o andar, entre outros, são considerados reflexos inatos, ou seja, que existem desde a nascença. Isto, vai de acordo com as pesquisas que evidenciam a importância de terapias que estimulam as funções motoras e que contribuem para a coordenação motora grossa, fina e o comportamento.

Além disso, tendo por base a capacidade do individuo, existem outros exercícios no MP que são utilizados. São estes: a cambalhota para o uso de movimentos motores ou a rede giratória para atuar no sistema vestibular. Também os exercícios visuais (estimula reflexos fotomotores), o exercício de coordenação visomanual-motora (uso da visão e tato) e saltar à corda (potenciar a orientação temporo-espacial).

Por sua vez, o teste de Integração Sensorial de Ayres também estimula os sentidos nas suas práticas (da visão -imitação de posturas- e do tato -uso de estímulos táteis, toque, etc-). Além disso utiliza também objetos, como bolas terapêuticas, para estimular o equilíbrio e o sistema vestibular.