A Eletroestimulação (EE) é uma técnica terapêutica não invasiva com elevado potencial de reabilitação num vasto leque de casos clínicos. As sessões terapêuticas com a EE baseiam-se em dois programas principais:
- Transcutaneous electrical nerve stimulation (TENS) que induz a analgesia e o relaxamento pela estimulação dos receptores nervosos, sendo utilizado em diversos casos clínicos como é o caso da reabilitação de uma disfonia hiperfuncional ou relaxamento muscular na paralisia cerebral espástica.
- Functional Electrical Stimulation (FES) que promove a funcionalidade pela estimulação da contração muscular, minimizando os défices funcionais presentes em diversas patologias como a paralisia facial e doenças neurológicas com repercussões nas funções estomatognáticas (respiração, fala, mastigação, deglutição).
Assim, esta técnica é usada como ferramenta adicional na intervenção do Terapeuta da Fala, tanto nos casos em que pretendemos a analgesia e o relaxamento como quando queremos o aumento da funcionalidade muscular, que irá melhorar as diversas funções orais como a respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala.