Cuevas Medek Exercise

O método CME é uma abordagem terapêutica utilizada em crianças, a partir dos 3 meses de idade, que possuem alterações no desenvolvimento motor. Este método consiste na aplicação de exercícios dinâmicos e desafiadores, com gradual apoio distal, sendo a gravidade considerada como estímulo principal que impulsiona o sistema neuromuscular a reagir.

O objectivo principal do método é reforçar o potencial de recuperação natural das crianças, promovendo o aparecimento de respostas automáticas pré-programadas, mesmo em cérebros imaturos. Como procuramos respostas automáticas, os resultados não dependem da colaboração da criança. O CME pode ser aplicado na criança até que ela atinja a marcha independente, sempre e quando o terapeuta suporta o peso da criança.

A criança é sujeita a uma avaliação específica do método CME composto por 41 itens onde serão realizados testes para verificar o estádio motor da criança, desde controlo cervical até à marcha independente.

No final da avaliação são definidos objetivos de tratamento,  em conjunto com os pais, que se pretende que sejam atingidos em 8 semanas.

Cada sessão de CME tem a duração de 45 minutos e deve ser aplicada 1 a 2 vezes por dia. Em articulação com o Terapeuta será elaborado um programa que os pais poderão realizar em casa e assim colaborarem de forma direta e ativa na recuperação da criança.