Neuropsicologia

A neuropsicologia tem origem na convergência da especialidade médica de Neurologia e da Psicologia, dedicando-se ao estudo dos efeitos de disfunções cerebrais sobre o comportamento e a cognição.

Esta área da Psicologia assume particular importância no  tratamento de patologias do sistema nervoso central, onde residem as funções nervosas superiores que são fundamentais para termos consciência de nós próprios e tomar decisões.

Nas crianças, a neuropsicologia pode ajudar quando se apresentam sinais de Transtorno do deficit de atenção e hiperatividade, Dificuldades de aprendizagem, Atraso cognitivo e mental, Doenças neuropsicológicas ou Autismo.

Na população adulta, a neuropsicologia pode ser útil quando se identificam alterações cognitivas e da consciência, provenientes de lesões específicas no sistema nervoso central como Demências (Alzheimer, Parkinson), Epilepsia, Queixas de memória e linguagem, Traumatismo crânio encefálico, Acidente vascular cerebral, Alterações do comportamento e/ou psiquiátricas.