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A Terapia Ocupacional no 1.º Ciclo – Apoiar para Crescer e Aprender

A Terapia Ocupacional no 1.º Ciclo – Apoiar para Crescer e Aprender. A entrada no 1.º ciclo representa uma fase importante na vida da criança. Este momento acarreta novos desafios, como seguir rotinas, manter a atenção nas aulas, interagir com colegas e realizar tarefas escolares. No entanto, algumas crianças podem apresentar dificuldades nesta transição. Neste contexto, a Terapia Ocupacional (TO) pode assumir um papel fundamental para uma adaptação bem-sucedida.

Preparar para Aprender: Muito Além do Cognitivo

A aprendizagem não depende apenas do raciocínio ou da memória. Para clarificar, o corpo precisa de estar preparado para aprender. Em resultado de dificuldades motoras ou sensoriais, algumas crianças não conseguem manter o foco ou completar tarefas com autonomia. Além disso, há crianças que evitam tarefas escolares por se sentirem incapazes, podendo gerar frustração, afetando o desempenho e a autoestima. Contudo, com o apoio da TO, é possível identificar essas barreiras e trabalhar sobre elas.

Desafios e Como a Terapia Ocupacional pode ajudar?

Cada criança é única, e o terapeuta ocupacional adapta as estratégias às necessidades de cada uma. Em resultado disso, o foco da intervenção está nas atividades que fazem parte da rotina da sala de aula e que, muitas vezes, representam um desafio para algumas crianças. Quer dizer, não se trata apenas de promover o desenvolvimento motor, mas sim de trabalhar um conjunto de competências que permitem à criança participar de forma ativa, confortável e eficaz no ambiente escolar.

Para esclarecer, uma das áreas trabalhadas é a motricidade fina. Esta competência é essencial para atividades como segurar o lápis, recortar, colar ou manusear pequenos objetos escolares. Através de atividades lúdicas e funcionais, o terapeuta ajuda a criança a melhorar a destreza, tornando essas tarefas mais fáceis e menos cansativas. Além disso, o controlo postural é outra componente importante. Muitas crianças têm dificuldade em manter-se sentadas de forma estável e confortável, o que afeta a atenção e o envolvimento nas atividades. A TO trabalha o fortalecimento muscular e a consciência corporal, ajudando a criança a encontrar uma postura mais adequada para aprender.

Por outro lado, também são abordadas competências de autorregulação, atenção e organização. A criança é incentivada a planear as suas ações, gerir o tempo e lidar com pequenas frustrações, aspetos fundamentais para acompanhar o ritmo da sala de aula. Similarmente, quando existem dificuldades de processamento sensorial (como desconforto com ruídos, texturas ou movimentos) o terapeuta identifica essas reações e propõe estratégias para tornar o ambiente mais tolerável. Consequentemente, a criança sente-se mais tranquila, segura e disponível para aprender.

A Terapia Ocupacional no 1.º Ciclo – Apoiar para Crescer e Aprender – Conclusão

Preparar a criança para o 1.º ciclo vai além de ensinar letras e números. É essencial garantir que a criança esteja pronta a nível motor, emocional e sensorial. A Terapia Ocupacional oferece um acompanhamento individualizado que respeita o ritmo e as necessidades de cada criança. Assim, com o apoio certo, é possível transformar a entrada no 1.º ciclo numa experiência positiva, segura e enriquecedora.