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A importância do brincar para o desenvolvimento

É hora de brincar!

Hoje em dia temos vidas muito ocupadas, atarefadas, com muitos compromissos. Horários de trabalho que se prolongam, stress. As atividades extra curriculares dos nossos filhos tornam a agenda bastante ocupada e, acima de tudo muitas preocupações para gerir. Neste artigo vamos falar sobre A importância do brincar para o desenvolvimento.

Numa vida tão agitada como a nossa, ter tempo para brincar com os nossos filhos representa um desafio!

A importância do brincar para o desenvolvimento

Mais do que muito tempo a brincar, os nossos pequenos precisam de tempo de qualidade com os pais. Onde o brincar é o único objectivo. São momentos únicos da relação e constroem elos muito fortes. 

Alguns autores descrevem o brincar como um momento de diversão que vai permitir à criança, primeiramente, explorar o espaço envolvente, e consequentemente idealizar e concretizar uma brincadeira. Estimula-se a espontaneidade e o grau de atenção.

Estas questões tão importantes e cruciais para o desenvolvimento global são desenvolvidas naturalmente, sem que o adulto tenha que obrigar ou contrariar este processo, por outras palavras, permitirá que a criança seja genuína.

No entanto, é de extrema importância que todas as condições se reúnam para que a criança possa desenvolver estas competências e isso sim é da nossa responsabilidade. É também responsabilidade nossa proporcionar aos nossos filhos atividades estruturadas e não estruturas sendo que ambas requerem a nossa presença e/ou orientação. 

Vamos então explorar estes dois tipos de brincadeiras:

  • Brincadeiras não estruturadas: A criança pode criar/iniciar um jogo do seu interesse que lhe permita estar envolvida usando livremente o espaço, os materiais e as estruturas disponíveis. Alguns exemplos de actividades não estruturadas são brincadeiras em parques infantis, na natureza e o faz de conta (brincar às bonecas, fazer teatros, etc).
  • Brincadeiras estruturadas: O adulto define as regras, guiando assim a criança. As actividades estruturadas são por exemplo: os jogos de tabuleiro, puzzles, outros jogos lúdicos, actividades desportivas de classe ou equipa como ballet, futebol.

Nenhuma das brincadeiras é mais importante que a outra, por outras palavras, durante os momentos que reserva para brincar com a criança, tente ser criativo e dar lugar à espontaneidade. Pois, ambos os tipos de brincadeiras são essenciais para um desenvolvimento equilibrado.

Brincar faz bem em todas as idades e quando nos deixamos levar ficamos leves e felizes. Brincar é…“A linguagem de todas as linguagens”!

“Brincar serve para aprender! Serve para conhecer! Serve para experimentar! Serve para pôr problemas e para os resolver. Serve para ligar corpo, cabeça e alma num só gesto. Serve para pôr afecto, movimento e paixão onde só existia razão.”

Eduardo Sá