Não consigo dormir, logo agora que tenho mais tempo!

Não consigo dormir, logo agora que tenho mais tempo!

Certamente muitos de nós já nos deparamos durante esta fase, de distanciamento social, com dificuldades em adormecer ou por outro lado acordar mais cedo do que o que era previsto. Não consigo dormir logo agora que tenho mais tempo, neste artigo iremos partilhar convosco algumas dicas para reverter as alterações de sono que possa estar a sentir.

Isto não deveria acontecer…

Pensamos que, pelo facto de estarmos, muitos de nós, em casa com mais tempo consequentemente isso não deveria acontecer e deveríamos conseguir dormir melhor.

Pois é. Mas acontece.

Nesta fase, em primeiro lugar, os nossos níveis de ansiedade estão certamente mais elevados, quer pelo facto de as nossas rotinas terem sido abruptamente interrompidas, mas também pela incerteza do que vai acontecer no futuro. Por outro lado, como passamos mais tempo em casa pode acontecer de recorrermos mais ao nosso sofá e até quem sabe de prolongarmos no tempo o uso de aparelhos audiovisuais.

Uma boa higiene do sono…

Para clarificar, a qualidade do sono é um dos pilares fundamentais para o nosso equilíbrio geral e para nos mantermos saudáveis a nível físico, mental e emocional. Além disso, dormir entre sete a oito horas por noite melhora os níveis de concentração, memória e equilíbrio hormonal.

Nesta fase de isolamento profilático, todas as nossas rotinas foram alteradas e consequentemente tivemos que nos adaptar a uma nova realidade. Da mesma forma, é compreensível que também o sono tenha sofrido alterações.

No entanto, existem algumas premissas que merecem ser cumpridas para nos mantermos saudáveis e assim lidarmos com tantas novidades.

Resumindo… Não consigo dormir… logo agora que tenho mais tempo! Princípios que ajudam a manter uma boa higiene do sono:

Ter uma dieta saudável

Os alimentos que ingerimos influenciam, positiva ou negativamente a qualidade do nosso sono. O álcool e o café, em excesso, devem ser eliminados da nossa alimentação. Por outro lado, leite e derivados, bananas, frutos secos , ovos, peixe, carne de peru e legumes ricos em magnésio ajudam na qualidade do sono. Além disso, não jante demasiado cedo ou muito tarde. O ideal será fazê-lo até três horas antes de deitar.

Ter horas para acordar e ir dormir

É importante, pois ter uma rotina nocturna irá melhorar substancialmente a qualidade e quantidade de sono.

Evite mexer no telemóvel

Antes de adormecer. Estes aparelhos devem também eles “descansar” cerca de duas horas antes dos nos deitarmos.

Banho morno

Tome um banho morno antes de ir para a cama, ficará mais relaxado.

Leia um livro

Desconecte-se da tecnologia e ligue-se a um livro.

Beba chá ou um copo de leite

Uma chávena de chá ou de leite morno antes de dormir pode ser bastante calmante (escolha chás sem cafeína).

Evite o café principalmente à noite

Amantes de café…é melhor guardarem o hábito para de manhã pois os efeitos da cafeína podem durar até seis horas.

Evite trabalhar no quarto ou mesmo na cama

É importante separar a zona de trabalho da zona de lazer e de descanso. Isto porque o nosso cérebro associa o quarto/cama ao resto das tarefas e torna-se mais difícil dormir. Leia o nossos artigo sobre Teletrabalho ?

Faça exercício físico leve

Se achar que funciona consigo pode, também, experimentar fazer exercício físico leve ou, até mesmo, Yoga ou meditação para relaxar antes de ir dormir. Evite fazer exercício físico intenso antes de ir dormir, a fim de evitar níveis de excitação muito altos.

Ao acordar procure imediatamente a exposição solar

As radiações da manhã têm propriedades que o ajudam a ter um dia mais activo. 

Não consigo dormir logo agora que tenho mais tempo… Fique a saber um pouco mais sobre este tema num artigo publicado pela Medis.pt

O sono reforça a imunidadepor isso vamo-nos manter saudáveis e assim defendermo-nos do vírus.