You are currently viewing Usar ou não um andador/voador?

Usar ou não um andador/voador?

Usar ou não um andador/voador? Esta é uma dúvida que preocupa os pais quando os seus bebés preparam-se para dar os primeiros passos, sendo que muitas vezes recorrem a este equipamento porque acreditam que assim vão estimular o desenvolvimento da marcha da sua criança. Mas será que é esta cadeira realmente estimula o desenvolvimento do andar nos bebés?

O que é um andador/voador?

Um andador/voador é aquela cadeira móvel em que os bebés que, ainda não possuem capacidade de marcha, são colocados para supostamente estimular a marcha.

Usar ou não usar um andador/voador?

Já pensaram que num andador/voador a criança ao deslocar-se basta um brinquedo no meio do caminho e o andador/voador vira para frente ou para trás e a primeira coisa que vai ao chão é a cabeça do bebé?  Por isso, os andadores/voadores não são seguros, isto porque eles oferecem um maior risco de acidentes.

Para além destas cadeiras serem perigosas, não existe evidência que estes estimulem o desenvolvimento do bebé, isto é, quando o bebe está sentado numa cadeira que lhe permite deslocar-se de qualquer forma e ainda bater em tudo o que o rodeia, não permite que a nossa criança estimule o seu equilíbrio, propriocepção e planeamento motor nas suas deslocações.

Por isso, é importante perceber que a criança não necessita de nenhum equipamento para estimular a marcha. Este processo ocorre de forma natural e espontânea, com os estímulos certos e um espaço seguro em casa. Deixe que o seu bebé tenha o seu desenvolvimento através de novas experiências e descobertas.

No NeuroSentidos existe uma equipa de fisioterapeutas especializada em Desenvolvimento Infantil para ajudar em qualquer dúvida ou questão.