Sim. E porque podemos relacionar a consciência fonológica, a leitura e a escrita?
Podemos relacionar a consciência fonológica com a leitura e a escrita. A consciência fonológica é a capacidade de reflexão sobre a linguagem oral e é essencial na aprendizagem.
A linguagem é um sistema de comunicação baseado em letras e gramáticas. O uso efetivo da linguagem é baseado num conjunto de regras. Estas regulam a forma como selecionamos e utilizamos as letras: a forma (morfossintaxe e fonologia), o uso (pragmática) e o conteúdo (semântica).
A fonologia é constituída pelos sons existentes em cada língua. Assim como, pelo conjunto de regras que regulam a forma como estes se podem distribuir, combinar e sequenciar de modo a formar palavras – consciência fonológica.
Uma aquisição progressiva desta consciência consegue promover relações mais sistemáticas entre o oral e o escrito.
Para escrever precisamos de?
-Identificar as palavras que constituem as frases;
-Discriminar os fonemas (sons) presentes em cada palavra;
-Realizar a associação fonema (sons)-grafema (letra);
-Saber segmentar as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas.
Mas ainda há mais…
Além do défice fonológico, crianças com dificuldades na aprendizagem da leitura, habitualmente apresentam dificuldades na memória de trabalho, nas capacidades de automatização, nomeação rápida e de focalização e manutenção da atenção.
Em suma, é possível afirmar que o sucesso da leitura e da escrita está diretamente ligado a uma boa aquisição da consciência fonológica.
“A consciência de certas características da língua, nomeadamente a consciência fonológica, não sendo uma simples consequência do crescimento cognitivo ou linguístico da criança, requer estimulações específicas…” (Sim-Sim, Ramos e Santos). O Terapeuta da Fala tem enorme relevo nesta estimulação, que juntamente com outros profissionais, ajudam a criança neste caminho tão desafiante.