“É uma maratona, não uma corrida”
Gary Heffner
Aprender a ir à casa de banho de forma autónoma pode representar um grande desafio para crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Por outro lado, cada criança é uma criança com as suas individualidades e diferentes necessidades, tenha ela PEA ou não.
No entanto, na criança com PEA existem algumas situações/problemas relativamente comuns que podem dificultar a utilização da casa de banho.
Conhecer estas situações pode constituir uma ajuda neste passo tão importante na vida da criança.
Situações/razões que podem dificultar o processo:
Físicas: a existência de razões físicas ou médicas que explicam as dificuldades sentidas na casa de banho. Como por exemplo:
- Infecções urinárias;
- Prisão de ventre;
- Intolerâncias alimentares.
É importante expor estas questões ao pediatra.
Comunicação/Interação: a dificuldade sentida por estas crianças na compreensão, expressão da linguagem e interação com o outro dificulta o pedido para ir à casa de banho.
Vestir: existência de dificuldade em puxar ou subir as calças o que dificulta a independência nesta tarefa.
Medos: o medo de sentar na sanita ou ouvir o autoclismo estão muitas vezes relacionados com uma hipersensibilidade e reatividade aos sons inesperados e ao desconhecido.
Pistas do corpo: a ausência de consciência da criança de que precisa de ir à casa de banho ou de que as suas roupas estão molhadas ou sujas. Isto acontece normalmente por ineficácia dos sistemas interocetivo e tátil podendo muitas vezes também estar na base da falta de vontade da criança. O seu sistema interno não informa o cérebro das necessidades básicas.
Necessidade de rotina: o facto de muitas vezes as crianças já terem as suas próprias formas de urinar e defecar (normalmente na fralda) e aprender a fazê-lo na casa de banho pode ser uma mudança difícil.
Utilizar diferentes casas de banho: quando a aprendizagem da rotina de ir à casa de banho em casa ou na escola é algo adquirido, mas existe a complexidade de fazê-lo noutros locais, como casas de banho públicas, devido à dificuldade de generalização. O facto de mudar o contexto para muitas destas crianças significa estar perante uma actividade totalmente diferente.
Estamos numa caminhada que apesar de ter alguns obstáculos no caminho pode tornar-se muito divertida! O importante é não desistir!
Dicas úteis:
- A criança ter mais de 2 anos e meio.
- Ter as etapas necessárias para o desfralde adquiridas.
- Escolher o dia, juntamente com a criança, em que vão iniciar o processo.
- Ter todo o material que precisa. Como por exemplo:
- Cuecas extra;
- Cuecas fralda (podem ajudar na transição);
- Protecção para o colchão;
- Mudas de roupa;
- Toalhas;
- Toalhitas;
- Pote / redutor de sanita.
- Introduzir a sanita, o cocó e o chichi como coisas fantásticas e divertidas.
- Explicar com clareza à criança para que serve a casa de banho, a sanita, o pote e o papel higiénico.
- Ser exemplo para a criança, levá-la com o pai e com a mãe quando forem fazer as suas necessidades e explicar-lhe como usar.
- Estabelecer objectivos! Como por exemplo: ir 6 vezes à sanita, contudo, respeitando o ritmo da criança. Primeiramente por uma permanência de 5 segundos, estabelecendo uma ida mais longa para treinar a defecação. Ao longo do tempo aumentar os objectivos e prolongar o tempo. Podemos utilizar um cronómetro, quanto mais visual melhor, para contar o tempo com a criança em jeito de brincadeira.
- Em vez de pedir, diga em tom entusiasmado que está na hora de ir à casa de banho – Utilizar as mesmas palavras simples, sinais ou imagens a cada ida para ajudar a criança a aprender a linguagem da casa de banho.
- Criar um calendário de registo com imagens motivacionais para a criança e que representem a casa de banho. Agendar estas ida à casa de banho e torna-las parte da rotina.
- Fazer da ida à casa de banho uma grande festa e um momento de partilha sem pudores.
- Celebrar cada pequeno sucesso e todas as tentativas que ele fizer para usar a sanita.
- Desvalorizar pequenos percalços.
- Utilizar decorações na casa de banho alusivas às motivações da criança. Como por exemplo:
- números no chão até à sanita;
- uma linha de comboios feita com fita cola no caminho para a sanita;
- letras na parede ao pé da sanita;
- imagens dos desenhos animados favoritos, música).
Não se esqueça…
Muito importante! Converse com outras pessoas que trabalham com a criança e partilhe o plano de ir à casa de banho para garantir que todos estão a caminhar no mesmo sentido.
Concluindo. Seja Persistente e consistente. Acima de tudo, mantenha-se calmo/a. Vários estudos dizem que são necessárias 3 semanas para adquirir um hábito, mantenha-se persistente em cada objectivo que coloca para a criança nesta etapa.