Edema, retenção de líquidos e celulite

Edema, retenção de líquidos e celulite

A retenção de líquidos, o edema e a celulite são atualmente disfunções recorrentes. Embora se manifestem maioritariamente na população feminina, afetam também a população masculina. Esta condição gera uma sensação de desconforto que pode afetar o bem estar físico e emocional.

Retenção de líquidos

Esta pode ser uma das causas do edema e da celulite, frequentemente caracterizada pelo inchaço generalizado e por norma associada a sensação de pernas pesadas.

Edema

O edema, habitualmente chamado de inchaço, é uma acumulação anormal de liquido nas cavidades corporais.

São várias as causas deste distúrbio, como por exemplo:

  • Problemas de circulação venosa e linfática;
  • Lesões agudas (entorse);
  • Doenças cardíacas, hepáticas e endócrinas;
  • Entre outras.

Celulite

A celulite típica, conhecida pela sua aparência “pele casca de laranja” é uma condição na qual a pele apresenta depósitos de gordura. Dando-lhe uma aparência ondulada e irregular devido à acumulação de gordura no tecido fibroso.

São vários os fatores que podem contribuir para a instalação de celulite como genéticos, alimentares, hormonais, o uso da pílula e o stress.

Como Tratar?

Em todas as situação supra mencionadas, é importante não só a avaliação por parte do fisioterapeuta mas também, nas situações mais criticas, uma avaliação médica.

Fisioterapia / Pressoterapia / Drenagem Linfática / Tecarterapia

Na fisioterapia a intervenção centra-se não só no edema causado por má circulação ou por uma lesão aguda, mas também na celulite típica. Utiliza várias técnicas como a drenagem linfática manual, a pressoterapia e a tecarterapia.

A pressoterapia é um sistema de compressão mecânica controlada que promove o processo natural de drenagem mediante a insuflação de câmaras de ar intermitentes. O fato de reativar o sistema circulatório, aumenta a oxigenação traduzindo-se numa melhoria da circulação venosa e linfática. O que vai ajudar bastante no tratamento da celulite e edema.

Normalmente é benéfica a sua utilização antes da aplicação da drenagem linfática manual.

A drenagem linfática manual é uma técnica de massagem, cujos benefícios se fazem notar pela estimulação do sistema linfático. Que consequentemente vai eliminando líquidos e toxinas acumuladas no corpo.

Durante a aplicação desta técnica são abertos os gânglios linfáticos, que provavelmente se encontram obstruídos. Sendo estimulada a circulação do liquido linfático através dos ductos e posterior absorção nos gânglios linfáticos.

Normalmente é aplicada no tratamento de varizes, edemas e celulite, mas também em condições crónicas como artrite reumatóide ou doenças cutâneas.

A tecarterapia é uma terapia recente caracterizada pelo uso de uma corrente de alta frequência de diatermia

Em resumo, esta técnica, não invasiva, tem demonstrado bons resultados na sua aplicação em casos de celulite típica e edema. Uma vez que estimula os mecanismos naturais de reparação celular do corpo.

Deste modo, ajuda na drenagem linfática, desobstruindo as zonas mais problemáticas e consequentemente no tratamento da celulite. Ativa profundamente o sistema circulatório favorecendo, assim, a sua eliminação.

Entretanto, se sente algum destes sintomas, não hesite em procurar a ajuda de um profissional – Cuide-se, para viver o melhor de si!