Nas últimas décadas a esperança de vida aumentou de forma impressionante, colocando Portugal no top ten mundial. Podemos definir envelhecimento como um conjunto de alterações, físicas e psicológicas, que acontecem no organismo humano e levam ao desgaste progressivo. Face ao exposto, prende-se a questão: Envelhecer Activamente – o que fazer?
Face ao impacto destas alterações é fundamental fazer uma aposta na prevenção para que possamos desfrutar desta fase com a melhor qualidade de vida possível, sendo pertinente manter a autonomia e a independência da população.
Envelhecimento ativo
Este é um processo que pretende otimizar a saúde e bem-estar do indivíduo assim como a sua participação na sociedade. Deste processo fazem parte um conjunto de programas que ajudam a prevenir e retardar incapacidades e doenças crónicas, que poderão reduzir a qualidade de vida.
Em geral, o número de praticantes de exercício físico aumentou bastante nos últimos 30 anos, o que nos leva a concluir que a população está cada vez mais consciente dos seus benefícios e da importância de adquirir hábitos de vida saudáveis. Assim, tendo em conta as especificidades desta fase, o programa de exercícios físicos deverá ser desenvolvido por profissionais de saúde, é especialmente importante para:
- diminuir do risco de doenças cardiovasculares;
- melhorar a qualidade do sono;
- aumentar a força muscular e a mobilidade articular;
- reduzir o stress;
- promover uma maior auto confiança e socialização, entre outros.
Quais os profissionais de saúde que o podem orientar?
Profissionais de saúde das áreas da fisioterapia e da terapia ocupacional têm ao seu dispor um conjunto de conhecimentos sobre as alterações que o envelhecimento provoca no ser humano, sendo por isso mais fácil para estes profissionais delinear um plano de exercícios mais adequado e individualizado, potenciando ao máximo os benefícios de um envelhecimento activo.
Seja um elemento activo na sociedade e sinta-se bem por fazer parte da mesma!
Não hesite em procurar um profissional de saúde para, em conjunto, traçarem um plano para o seu envelhecimento activo.
Saiba um pouco mais sobre o papel do fisioterapeuta no envelhecimento activo: http://www.apfisio.pt/areas_intervencao/envelhecimento/