Um dos temas que levanta muitas dúvidas entre os pais é o do uso da chupeta e se este é realmente mau para o desenvolvimento das crianças. Será verdade?
Sabemos que uso da chupeta é um hábito oral que, com o uso prolongado, pode provocar alterações:
– na postura da língua;
– nos músculos, arcada dentária e ossos da face;
– nas funções da mastigação/alimentação e respiração;
– na fala;
– e dificuldades na aquisição e desenvolvimento da linguagem
Se isto significa que todas as crianças terão estas dificuldades porque usam chupeta? Não necessariamente, até porque cada criança é única e existem vários fatores para o uso da chupeta. Alias, o uso desta pode ser positivo se o bebé manifestar essa necessidade, pois pode ser um elemento calmante para o mesmo. Contudo, representa um problema quando o seu uso é constante e prolongado. Neste sentido, a partir dos 15 meses deve reduzir-se o uso da chupeta. E a retirada por completo até aos 2 anos de idade.
Sabemos que este processo de retirar a chupeta ao seu filho pode ser um processo complicado e por isso, vamos dar-vos algumas estratégias para ajudar nesta fase
Essas estratégias podem ser:
-Tente limitar o uso da chupeta apenas para dormir;
– Manter a chupeta fora do alcance/olhar;
– Fazer uns furinhos na chupeta. Isto irá fazer com a chupeta perca o ar e a sucção não seja tão prazerosa;
– Em vez de oferecer a chupeta em momentos de tédio ou de instabilidade emocional, encontre formas dinâmicas de ocupar a criança, como por exemplo, realizar uma atividade divertida (ouvir/tocar um instrumento musical ou brincar com o seu brinquedo favorito);
– Por fim, pode criar uma tabela de reforço, onde é colocado um autocolante por cada dia que a criança passa sem a chupeta.
Se precisar de mais estratégias, a nossa Equipa de terapeutas da fala encontra-se disponível para o esclarecer!