O sistema vestibular é o órgão sensorial que nos ajuda perceber a posição do nosso corpo e da nossa cabeça no espaço.
O que é o sistema vestibular? E como é que este sistema influencia o comportamento do seu filho(a)?
Então, se o sistema vestibular é o órgão sensorial que nos ajuda perceber a posição do nosso corpo e da nossa cabeça no espaço, uma boa discriminação do sistema vestibular informa-o se é ele ou o ambiente que está em movimento e consequentemente, permitir que mantenha um bom equilíbrio e estabilidade do campo visual.
O processamento da informação deste sistema está diretamente relacionado com a auto-regulação emocional e com o comportamento. Por outras palavras, por vezes a criança não reage bem aos estímulos externos resultando num comportamento desajustado.
Por conseguinte, tendo um sistema vestibular a funcionar em pleno, a criança terá um equilíbrio emocional e um comportamento adequado às exigências do meio.
De que forma podemos trabalhar/estimular o sistema vestibular?
Portanto, este sistema é ativado com o movimento. Por este motivo, é comum associarmos os baloiços. Pois esta é uma atividade infantil normalmente atrativa, que nos permitirá ativar o sistema vestibular.
O que é que poderá ficar alterado quando existem alterações neste sistema?
- Dificuldade em perceber e ajustar a sua própria postura sem a olhar;
- Dificuldade em perceber se estão de cabeça para baixo, sentados ou em pé, sem auxílio da visão;
- São frequentes episódios de quedas das cadeiras;
- Em pobre controlo oculomotor quando está em movimento;
- Evita equipamentos de parque infantil;
- Quando aceita entrar no baloiço pode tentar sair em movimento, o que pode tornar-se perigoso;
- Não gosta de brincadeiras como ser atirado ao ar.
Resumindo, se o seu filho(a) apresenta algum destes sinais procure um(a) Terapeuta Ocupacional. Pois só este técnico poderá realizar uma correta avaliação, adequando desta forma um plano de intervenção terapêutico que o ajude a lidar com esta informação sensorial e adequar as suas respostas aos desafios do meio. E acima de tudo torná-lo o mais funcional e autónomo possível.
Se mesmo assim ainda tiver dúvidas acerca desde sistema ou de outros, a nossa equipa de Terapeutas Ocupacionais encontra-se ao seu dispor para qualquer esclarecimentos adicional.