O Método – MNRI® Neuro-Tactile – oferece um estímulo táctil primário, para assim integrar os padrões reflexos. Este artigo será sobre a Modelação dos Reflexos Primitivos com o Método MNRI® no desenvolvimento da criança.
Desde a vida intra-uterina, o bebé vai descobrindo um novo mundo através dos seus sentidos.
Esta descoberta acontece através dos recetores desenvolvidos ao nível da pele, com o intuito de dar estímulos ao sistema nervoso central. Como resultado dá-se o neurodesenvolvimento, a auto-regulação, as funções cognitivas e, assim, modela-se os reflexos primitivos durante o desenvolvimento da criança.
Os Reflexos Primitivos
Os Reflexos Primitivos são reações inatas, gerando movimentos automáticos e instintivos, com efeito no desenvolvimento da criança e até mesmo a sua sobrevivência.
O “cérebro reptiliano”, responsável por manter o instinto de sobrevivência, como se de um reptil o feto se tratasse, é responsável pelo aparecimento da maior parte dos reflexos primitivos, iniciando-se por volta da 5ª semana de gestação com o Reflexo do Medo Paralisante. Portanto, estas reações inatas são consecutivas durante o desenvolvimento.
Consequentemente, o cérebro vai desenvolvendo milhões de conexões nervosas, tornando o movimento confuso para o bebé e de grande gasto de energia.
Através da experiência de movimento, dá-se a modelação destes reflexos, promovendo a limpeza das conexões nervosas desnecessárias, tornando o movimento mais seletivo.
Modelação dos Reflexos Primitivos com o Método MNRI® Neuro-Tactile
Quando existe alguma ocorrência durante a gestação, seja ela de causa interna ou externa, esta pode provocar alterações no desenvolvimento da criança, levando à retenção destes reflexos primitivos e, assim, originar movimentos desorganizados e alterações sensoriais.
Como referido anteriormente, o desenvolvimento típico passa pela utilização dos sentidos, por parte do bebé, para o reconhecimento do novo mundo e para o seu desenvolvimento.
Portanto, em crianças com alterações no desenvolvimento sensório-motor esta informação proveniente dos recetores tem de ser necessariamente organizada.
O Método MNRI® Neuro-Tactile oferece um estímulo táctil primário, para assim integrar os padrões reflexos. Ao utilizar técnicas manuais, vai estruturar a organização neuro-muscular tendinosa dos referidos padrões reflexos.
Dessa maneira, é possível auxiliar na reeducação do desenvolvimento motor e na integração sensorial-motora, no desenvolvimento emocional e padrões de comportamento, assim como no desenvolvimento cognitivo.
Fique a saber um pouco mais sobre a importância dos reflexos no neurodesenvolvimento – aqui.