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Sabia que sentar, gatinhar e andar influenciam as competências orais?

Sabia que sentar, gatinhar e andar influenciam as competências orais? O desenvolvimento motor, especialmente as habilidades de sentar, gatinhar e andar, está diretamente relacionado com a aquisição das competências orais e de deglutição. À medida que a criança adquire controlo postural, começa a desenvolver as habilidades necessárias para coordenar os movimentos orais, como a mastigação e a deglutição. O controlo do tronco e a capacidade de se manter sentada são fundamentais, pois a estabilidade proporcionada pelo controlo postural facilita a execução de funções motoras mais complexas.

Em resultado disso, quando a criança começa a sentar-se sozinha, por volta dos seis meses, ela ganha maior controlo sobre o seu corpo. Começa também a coordenar os movimentos da boca de maneira mais eficiente. Portanto, o sentar adequadamente permite que a criança passe de uma alimentação líquida para alimentos sólidos. O que vai exigir mais coordenação dos músculos da boca e da mandíbula para realizar a mastigação e a deglutição. Além disso, o movimento de sentar também facilita o processo de coordenação entre a respiração, a sucção e a deglutição.

A Importância do Gatinhar na Aquisição de Competências Orais

Durante a fase do gatinhar, que normalmente ocorre entre os 6 e 10 meses, a criança desenvolve força muscular e coordenação motora fina. Este processo é crucial para a aquisição de competências orais – o gatinhar ajuda a fortalecer os músculos do tronco, que são essenciais para a estabilidade do corpo durante a alimentação. Para clarificar, ao gatinhar, a criança melhora a sua capacidade de controlar os movimentos do pescoço, da cabeça e da mandíbula. O que influencia diretamente a sua habilidade de mamar, mastigar e engolir alimentos sólidos de forma mais eficaz.

Além disso, o gatinhar exige uma coordenação entre os movimentos das mãos, joelhos e do corpo, o que, por sua vez, prepara a criança para a marcha. Essa melhoria da coordenação motora global também favorece o controlo dos movimentos orais. Consequentemente, à medida que a criança ganha força e controlo muscular, as funções orais, como a mastigação de alimentos mais duros e a deglutição, tornam-se mais refinadas.

A Marcha e o Aperfeiçoamento das Competências Orais e de Deglutição

Quando a criança começa a andar, por volta dos 12 meses, a aquisição da marcha está intimamente ligada ao aperfeiçoamento das competências orais e de deglutição. O desenvolvimento da marcha envolve o fortalecimento da musculatura das pernas, mas também melhora a coordenação geral do corpo. O que inclui a capacidade de controlar a postura e os movimentos orais de forma mais eficaz.

Subsequentemente, com a marcha, a criança ganha mais autonomia no controle do tronco e da cabeça, o que favorece o processo de mastigação e deglutição. Além disso, a marcha promove um maior equilíbrio corporal, o que facilita a coordenação de movimentos durante a alimentação e a comunicação. Por exemplo, ao andar, a criança desenvolve uma maior estabilidade e controlo, o que impacta positivamente a forma como ela morde, mastiga e engole os alimentos, além de influenciar o desenvolvimento da fala.

No entanto, sem a marcha e o desenvolvimento motor adequado, a criança pode ter dificuldades em manter uma postura estável durante a alimentação, o que pode comprometer a eficácia da deglutição e aumentar o risco de engasgos. Além disso, a marcha está associada à melhoria da coordenação dos músculos faciais e orais, essenciais para a articulação da fala.

Inter-relação entre Sentar, Gatinhar, Marcha e Competências Orais

Como dito anteriormente, sentar, gatinhar e andar influenciam as competências orais. Sobretudo, o desenvolvimento das competências orais e de deglutição está intimamente relacionado ao controlo motor global da criança. Para esclarecer, o sentar, o gatinhar e a marcha são marcos que influenciam diretamente a forma como a criança vai adquirir as habilidades necessárias para se alimentar e se comunicar de forma eficaz.

Por exemplo, o sentar permite que a criança comece a desenvolver o controlo postural necessário para a mastigação e a deglutição. O gatinhar fortalece os músculos do tronco e melhora a coordenação motora fina, o que facilita a realização de movimentos orais mais complexos. Já a marcha, ao promover maior equilíbrio e controlo corporal, contribui para a melhoria da coordenação oral e para a aquisição da fala.

Além disso, a evolução dessas competências motoras está interligada com a comunicação. A capacidade de controlar os movimentos da boca e da mandíbula durante a alimentação está diretamente ligada à articulação da fala. Quer dizer, à medida que a criança desenvolve as suas habilidades motoras, a articulação dos sons e palavras torna-se mais precisa.

Conclusão

Em resposta à nossa pergunta inicial: Sabia que sentar, gatinhar e andar influenciam as competências orais? A relação entre o desenvolvimento motor e as competências orais e de deglutição é clara e essencial para o desenvolvimento global da criança. À medida que a criança adquire a capacidade de sentar, gatinhar e andar, as suas competências orais e de deglutição evoluem-se de forma paralela. Em resumo, o sentar proporciona estabilidade postural para a alimentação, o gatinhar fortalece os músculos necessários para a mastigação e a deglutição, e a marcha contribui para o controlo da postura e a articulação da fala. Portanto, o progresso motor e a aquisição das competências orais são processos interdependentes, e a evolução de um favorece o desenvolvimento do outro.

Ficou com alguma dúvida acerca deste tema? A nossa equipa de fisioterapia e terapia ocupacional podem esclarecê-lo!