Sabe o que a medicina dentária e a terapia da fala têm em comum? Este artigo abordará a importância de um trabalho multidisciplinar entre estes dois profissionais de saúde.
Tanto a Medicina Dentária, ou Odontologia, como a Terapia da Fala são as áreas da saúde responsáveis pela harmonia e bom funcionamento do sistema estomatognático (SE). Ou seja, do sistema constituído por boca, maxilar, dentes, articulações e musculatura da face.
Por um lado, os Terapeutas da Fala são um dos principais responsáveis pelo funcionamento adequado do SE pois, trabalham a harmonia dos órgãos fonoarticulatórios, as funções estomatognáticas e ainda da musculatura associada. Por outro lado, intervenção Odontológica, ou seja, da medicina dentária tem como base a combinação da estética, da fonética, das funções orais, de mastigação e deglutição e pelo equilíbrio neuromuscular.
Com isto, as áreas da Medicina dentária com maior necessidade de intervenção do Terapeuta da Fala são: a Ortodontia, que é responsável pela correção da posição dos dentes e ossos do maxilar; a Odontopediatria, ou medicina dentária para crianças e adolescentes. Além dessas, também a Periodontia, responsável pelo tratamento dos tecidos que envolvem os dentes e das suas lesões necessita da intervenção dos Terapeutas.
Deste modo, as alterações do SE, em situações de Odontologia, observam-se através de:
-Respiração oral;
-Interposição lingual;
-Mastigação unilateral;
-Postura anormal da musculatura orofacial;
-Hábitos orais (ex.: uso da chupeta ou sucção digital).
Assim, após realizar de uma avaliação das estruturas e funções oro faciais, é realizado um plano terapêutico, em articulação com o médico dentista. Posteriormente, são aplicadas, na intervenção, técnicas e estratégias que asseguram a estabilidade final do tratamento dentário e sua manutenção.