Este artigo descreve a relação estreita entre a Afasia e a Terapia da Fala. Porque é que o Terapeuta da Fala é tão importante no processo de reabilitação?
O que é a Afasia?
Afasia é uma perturbação da comunicação, onde a capacidade de compreender e formular linguagem encontra-se afetada devido a uma lesão no Sistema Nervoso Central (SNC). Pelas consequências que implica, as dificuldades de comunicação afetam a vida da pessoa ao nível da participação e inclusão em atividades da vida diária e em sociedade.
Os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) são a principal causa, mas também pode surgir após Traumatismos Cranioencefálicos (TCE), tumores e infeções cerebrais, entre outros.
Ora, visto que a Afasia trata-se de uma perturbação da comunicação, pessoas com afasia podem ter dificuldade em se expressar, em compreender o que outros dizem e o que o rodeia, e/ou ler e escrever. A afasia pode ainda dificultar a capacidade da pessoa para compreender e/ou usar os gestos.
Porquê a Terapia da Fala?
Tendo em conta que a Afasia é uma perturbação da comunicação e os Terapeutas da Fala são os profissionais de saúde que intervêm nessa área, a relação entre ambas é indispensável. A intervenção com uma pessoa com Afasia tem por base o tipo e localização da lesão. A autonomia e a funcionalidade da pessoa é o principal objetivo desta intervenção ao maximizar a capacidade de comunicação perdidas anteriormente.
Por isso, uma avaliação em Terapia da Fala identifica as dificuldades nas áreas de comunicação e linguagem, assim como, da musculatura facial envolvia nos processos e fala e deglutição/mastigação.
Caso seja necessária intervenção direta, esta é individual e focada na pessoa. Os objetivos focados nas dificuldades observadas e nas expectativas e vontades do terapeuta e do utente. É de salientar o apoio dos familiares/ cuidadores, como intervenção indireta, na passagem de estratégias e técnicas de forma a melhorar a comunicação.