Tratamentos Intensivos

Resultados baseados na evidência comprovam que a intervenção de equipas interdisciplinares e a intensidade dos programas terapêuticos, atuam transversalmente no processo de reabilitação e produzem efeitos benéficos tanto na velocidade como na efetividade da recuperação ao nível das diferentes funções, implicando consequentemente um aumento da funcionalidade nas atividades da vida diária. Esta intensidade refere-se ao aumento do tempo ininterrupto do plano de intervenção, relativamente à repetição e treino dos exercícios.

Está provado, com fundamentação fisiológica baseada nas teorias de aprendizagem, que a repetição de tarefas ou de exercícios potencia grandemente as conexões nervosas promovendo deste modo o aumento da plasticidade sináptica.

Que programas disponibilizamos

Fazem parte dos nossos programas intensivos as seguintes abordagens:

A nossa metodologia

Tendo como visão satisfazer as necessidades específicas de cada utente e promover a excelência em reabilitação disponibilizamos aos nossos utentes Programas de Reabilitação / Habilitação Intensivos com elevado grau de humanização e qualidade.

A equipa apresenta-se necessariamente como interdisciplinar, de forma a abranger áreas do desenvolvimento humano como a motora, a sensorial e a cognitiva. O conjunto de profissionais funciona articuladamente de forma permanente a fim de proporcionar estímulos contínuos, multifuncionais e necessários ao desenvolvimento do utente que ingressa num programa individualizado de (re)habilitação. É oferecido um serviço que pode ter um carácter habilitativo, no caso de se dirigir a crianças a partir do nascimento e reabilitativo no caso de ter como alvo crianças, jovens e adultos que tenham sofrido lesões nas referidas áreas funcionais, ao longo do seu percurso de vida.

1ª Fase – Avaliação

A nossa consulta de avaliação conta com a presença de todas as valências técnicas e médicas disponibilizadas no NeuroSentidos. Após este primeiro momento segue-se uma avaliação individual a cada área técnica – fisioterapia, terapia da fala e terapia ocupacional. No final será estabelecido, pela equipa técnica, um programa de reabilitação/habilitação personalizado – duração e tipo de intervenção.

2ª Fase – Período de tratamento intensivo

Este período tem a duração de quatro semanas – cinco dias por semana – e a carga horária, dependendo das necessidades do utente, poderá variar entre 4 a 6 horas por dia, correspondendo ao período de intervenção em que cada profissional ou conjunto de profissionais atua junto do utente.

3ª Fase –Reavaliação

No final do tratamento intensivo a equipa técnica fará uma reavaliação, sustentada  – sempre que possível – em escalas normalizadas e será disponibilizado ao utente um programa de continuidade de forma a consolidar o tratamento efetuado.