
Resultados baseados na evidência comprovam que a intervenção de equipas interdisciplinares e a intensidade dos programas terapêuticos, atuam transversalmente no processo de reabilitação e produzem efeitos benéficos tanto na velocidade como na efetividade da recuperação ao nível das diferentes funções implicando, consequentemente, um aumento da funcionalidade nas atividades da vida diária. Para clarificar, esta intensidade refere-se ao aumento do tempo ininterrupto do plano de intervenção, relativamente à repetição e treino dos exercícios.
O que são?
Por outras palavras, está provado, com fundamentação fisiológica baseada nas teorias de aprendizagem, que a repetição de tarefas ou de exercícios potencia grandemente as conexões nervosas promovendo, deste modo, o aumento da plasticidade sináptica.
Que programas disponibilizamos:
Assim, fazem parte dos nossos programas intensivos as seguintes abordagens:
- Programas combinados (isto é, conjugação de várias especialidades)
- Protocolo Pediasuit
- Método CME (Cuevas Medek Exercice)
- Método Padovan
- Integração Sensorial
- Ozonoterapia
- Neurofeedback
- Fisioterapia
- Terapia da Fala
- Terapia Ocupacional
- Osteopatia Pediátrica
- Câmara Hiperbárica
- tDCS
A nossa metodologia:
Tendo como visão satisfazer as necessidades específicas de cada utente e, consequentemente, de forma a promover a excelência em reabilitação disponibilizamos aos nossos utentes Programas de Reabilitação / Habilitação Intensivos com elevado grau de humanização e qualidade.
A equipa apresenta-se necessariamente como interdisciplinar, de forma a abranger áreas do desenvolvimento humano como a motora, a sensorial e a cognitiva. Além disso, o conjunto de profissionais funciona articuladamente de forma permanente a fim de proporcionar estímulos contínuos, multifuncionais e necessários ao desenvolvimento do utente que ingressa num programa individualizado de (re)habilitação.
É, assim, oferecido um serviço que pode ter um carácter habilitativo, no caso de se dirigir a crianças a partir do nascimento e reabilitativo no caso de ter como alvo crianças, jovens e adultos que tenham sofrido lesões nas referidas áreas funcionais, ao longo do seu percurso de vida.
1ª Fase – Avaliação
A nossa consulta de avaliação conta com a presença de todas as valências técnicas e médicas disponibilizadas no NeuroSentidos. Após este primeiro momento segue-se uma avaliação individual com técnicos de cada área – fisioterapia, terapia da fala e terapia ocupacional, com formação e experiência nas abordagens inovadoras, como o Método Padovan e o Protocolo PediaSuit/Therasuit. No final será estabelecido, pela equipa técnica, um programa de reabilitação/habilitação personalizado – duração e tipo de intervenção.
2ª Fase – Período de tratamento intensivo
Este período tem a duração de quatro semanas – cinco dias por semana – e a carga horária, dependendo das necessidades do utente, poderá variar entre 4 a 6 horas por dia, correspondendo ao período de intervenção em que cada profissional ou conjunto de profissionais atua junto do utente.
3ª Fase –Reavaliação
No final do tratamento intensivo a equipa técnica fará uma reavaliação, sustentada – sempre que possível – em escalas normalizadas e será disponibilizado ao utente um programa de continuidade de forma a consolidar o tratamento efetuado.
No entanto, ressalvamos que é importante repetir, sempre que possível, um Programa de Tratamentos Intensivo.
Assim, em conjunto – equipa técnica, médica, utente e familiares – promovemos a concretização do objetivo final pretendido!